CSCB Princípios e Critérios

Gestão de sustentabilidade

Os princípios de cada dimensão da norma NBR 16.296 são desdobrados em critérios. Eles expressam os requisitos que guiam as práticas sustentáveis para a produção de couros.

5000 Visualizações

Princípio I - sistema de gestão

A organização deve gerir de forma eficaz as questões de caráter econômico, ambiental e social, quer seja por um sistema de gestão próprio ou por um sistema certificado conforme as normas ISO 9001, ISO 14001 ou NBR 1600.

  • Critério I

    A alta administração deve definir uma política de sustentabilidade apropriada e que seja comunicada a todos os colaboradores e partes interessadas.

  • Critério II

    A organização deve planejar as suas atividades considerando os aspectos econômicos, ambientais e sociais de suas atividades e estabelecendo objetivos e metas com enfoque na sustentabilidade.

  • Critério III

    A organização deve garantir a implementação e operação de procedimentos para a condução adequada do seu sistema de gestão, incluindo os recursos, treinamento e o controle de documentos e registros do sistema.

  • Critério IV

    A organização deve ter procedimentos para monitorar e medir as operações que possam ter um impacto econômico, ambiental e social significativo, incluindo o tratamento das não conformidades e a execução de ações corretivas e preventivas.

  • Critério V

    A organização deve estabelecer proposição de melhorias de suas relações, processos, produtos e serviços que possam ter um impacto significativo na sustentabilidade.

  • Critério VI

    A alta administração deve analisar o sistema de gestão, para assegurar sua continuada adequação, pertinência e eficácia.

  • Critério VII

    Avaliar o desempenho da empresa com relação às dimensões da sustentabilidade com base em referências setoriais.

Cartilha

Sobre

A NBR 16.296 é a norma que define os princípios e critérios para a produção sustentável de couros.

Os princípios de cada dimensão da norma são desdobrados em critérios. Eles expressam os requisitos que guiam as práticas sustentáveis para a produção de couros.

Para cada critério deve ser atendido um conjunto de indicadores específicos, que podem ser tanto quantitativos como qualitativos.

Arquivo